sábado, 12 de junho de 2010

Paula Rego nomeada Dama do Império Britânico...Em Portugal são locutores sopeirais que são condecorados




 Paula Rego nomeada Dama do Império Britânico



por Marta F. Reis, Publicado em 12 de Junho de 2010 








A pintora portuguesa Paula Rego, 75 anos, recebe hoje o título de Dama do Império Britânico, o equivalente feminino da distinção de Cavaleiro (Sir). Rego é condecorada por ocasião das Queen's Birthday Honours, o evento que comemora o aniversário da Rainha Isabel II. "Estou muito orgulhosa" disse a pintora, citada pelo "The Times". "A que se deve? Não faço mais do que pintar."
A cerimónia deste ano é embelezada por Catherine Zeta-Jones, actriz também nomeada Dama do Império Britânico, numa lista de condecorados que incluiu ainda os matemáticos Frank Duckworth e Tony Lewis, que mudaram a história do críquete ao determinar a solução para jogos interrompidos por chuva, ou o guarda-redes Bert Williams. No mundo das artes também foi agraciado o escritor James Herbert e o guitarrista John Cale, dos Velvet Underground.
Paula Rego nasceu em Lisboa em 1935 e cresceu no Estoril. Com 17 anos entrou para a Slade School of Fine Art, em Londres, cidade onde se radicou em 1976. É representada pela Marlborough Fine Arts, com obra exporta em Londres, Atenas, Nova Iorque e Portugal. Em Setembro do ano passado inaugurou a Casa das Histórias Paula Rego, museu com edifício de Eduardo Souto Moura perto da cidadela de Cascais, que acolhe uma exposição permanente da pintora, entre exposições temporárias.

[publicada no i]

2 comentários:

http://cortadireito.blogspot.com/ disse...

E nós somos sempre os últimos a lembrarmos-nos dos nossos!

Unknown disse...

Pois...por cá foi condecorada gente que...enfim...