sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nick Hanauer...Ainda bem que é ele que o afirma...


Estados Unidos

TED rejeita palestra de um capitalista contra o papel dos capitalistas

18.05.2012 - 10:26 Por Alexandre Martins

"Um comum consumidor da classe média cria muito mais emprego do que um capitalista como eu." A frase é do multimilionário norte-americano Nick Hanauer e foi proferida numa das famosas conferências da TED, no dia 1 de Março. Dois meses depois, os responsáveis da fundação privada sem fins lucrativos recusam-se a publicar o vídeo da palestra, por considerá-la "muito politizada".

Na era do Facebook e do Twitter, as consequências desta decisão eram inevitáveis: o texto foi publicado na Internet e começou a inundar as redes sociais, quase sempre acompanhado de acusações de censura e alegações de que as conferências da TED se transformaram "num festival de autocomplacência das elites", para usar uma das expressões mais simpáticas.

Muito do que Nick Hanauer escreveu já tinha sido defendido no ano passado por um grupo de milionários norte-americanos, arrastados por um artigo escrito no New York Times pelo magnata Warren Buffet: "Enquanto os pobres e a classe média combatem em nosso nome no Afeganistão, e enquanto a maioria dos americanos luta para esticar o salário, nós, os mega-ricos, continuamos a beneficiar de impostos reduzidos". O texto de Buffet, publicado em Agosto de 2011, tinha como título "Deixem de mimar os super-ricos" e terminava com uma frase que também podia ter sido escrita por Nick Hanauer: "Eu e os meus amigos temos sido mimados há muito tempo por um Congresso amigo dos multimilionários".

Sem comentários: